quinta-feira, 16 de julho de 2015

0



RELATÓRIO DE VISITA DO CAE: CONSELHO DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR
2015
            No dia 9 de junho de 2015 alguns membros que compõem o Conselho de Alimentação Escolar visitaram as escolas do município no período matutino para fiscalizar a merenda escolar e também outros aspectos que competem ao conselho. Abaixo seguirão algumas informações das instituições visitadas para que num momento posterior o Conselho possa analisar e dar um parecer conclusivo.

E. M. Francisco Bento da Silva- Sítio Jucá
            A partir das observações realizadas, percebemos que o cardápio da semana não estava fixado na cozinha, o que permanecia era o da semana anterior. Ainda com relação ao cardápio constatamos que houve alteração e não flexibilidade da merenda feita no dia da visita. De acordo com as merendeiras, a quantidade de alimentos está sendo suficiente, porém, a quantidade de frutas (laranja e maracujá) foram poucas.  Além disso, houve reclamação sobre a qualidade da macaxeira que segundo as merendeiras, “não cozinha bem, é dura e fica muito amarela após cozida”. E também na última semana as macaxeiras e as verduras chegaram  podres, sem condições de serem usadas.
            Com relação ao ambiente, observamos que estava limpo e a merenda estava armazenada em um local adequado. Os alunos apreciam a merenda servida.

E. M. Simão Clemente - Pendências
            O cardápio estava fixado na parede da cozinha, mas estava faltando o cardápio da educação infantil. Segundo as merendeiras, a quantidade de merenda é suficiente, não falta e o cardápio é seguido. Os alunos foram questionados com relação à aceitação do cardápio servido e todos aprovam, ou seja, gostam da merenda. Houve reclamação relacionada às verduras e a macaxeiras, pois chegaram podres e a macaxeira não cozinha bem, fica dura e também amarela após cozida. Apesar de está faltando material de limpeza a mais de três semanas, segundo o pessoal de apoio, a cozinha estava limpa e bem organizada.

E. M. Epaminondas Mendes de Oliveira- Lagoa da Cobra
            O cardápio é seguido e estava fixado. Segundo as merendeiras a quantidade de merenda é suficiente, mas na última semana o biscoito que veio foi pouco. Como a visita foi pela manhã e as crianças são muito pequenas, as professoram falaram que as mesmas gostam da merenda servida. Percebemos que o local onde a merenda estava sendo guardada precisa de alguns reparos e de uma detetização, o armário estava quebrado com a parte de trás completamente destruída e a merenda estava sendo colocadas em caixas.

E. M. Pedro Pereira da Silva
            O cardápio estava fixado e de acordo com a merendeira o mesmo é seguido, porém no ato da visita constatou-se que houve uma alteração apenas com relação ao suco servido, pois a justificativa foi de que a quantidade de fruta não era suficiente para fazer nos dois turnos. A merenda que vai para a escola é suficiente e tem uma boa aceitação por parte da clientela. O ambiente estava limpo e os alimentos que tinha estavam bem organizados.

E. M. Manoel Maria de Lemos
            Observamos que o cardápio estava fixado na parede da cozinha e segundo as merendeiras o mesmo é seguido. A merenda é suficiente, constatamos que tinha uma boa quantidade na dispensa, inclusive a quantidade de verdura era muito grande, assim, será preciso fazer um saldo para que as mesmas não venham a acumular e consequentemente apodrecer. Observamos que as merendeiras usam tocas, o ambiente estava limpo e a merenda organizada.
            Nesta escola também recebemos reclamações relacionadas a qualidade da macaxeira, pois segundo as merendeira a mesma não cozinha bem, fica dura e amarelada.

E. M. José Alexandre de Lima- Cajazeiras
            Observamos que nessa escola a quantidade de merenda é o suficiente, o cardápio estava fixado, mas no ato da visita a merenda ainda não estava sendo preparada, pois segundo a merendeira a chave da dispensa não fica com ela para que a mesma possa tomar iniciativa para preparação da merenda. Voltamos à escola um pouco mais tarde e nesse momento a diretora, responsável pela chave da dispensa, já havia chegado e se justificou. Aproveitou o momento para mostrar o local onde a merenda é organizada, reforçou o que a merendeira havia dito sobre a quantidade de merenda e, assim como nas outras escolas também falou da qualidade da macaxeira.
            Assim como nas outras escolas fomos até as salas de aula para saber como estava à aceitação da merenda por parte dos alunos e, diferente das outras escolas, houve muita reclamação desde a quantidade servida, a preparação, a qualidade e principalmente a questão da higiene, pois esse último ponto foi bastante criticado pelos, onde os mesmo fizeram relatos de diversas situações que precisam ser urgentemente resolvidas.

E. M. Manoel Figueredo – Gravatá
            O cardápio estava fixado na parede e de acordo com a merendeira, o mesmo é seguido, a não ser quando a merenda chega atrasada. Segundo a merendeira, o arroz está vindo pouco para a quantidade de alunos que a escola atende, assim como a galinha. A merendeira também alegou que muitas vezes os gêneros alimentícios que vem no guia não batem com os que chegam até a escola, por exemplo, a batata que não tem no guia, mas veio, dentre outros. Houve reclamações referentes à qualidade das frutas e verduras da semana que chegaram podres e também do transporte inadequado dos frios, tipo iogurte que às vezes chegam estragados.
            Com relação ao ambiente, percebemos que estava bem organizado e limpo e, a merendeira estava usando a tôca. Já os alunos falaram que gostam da merenda servida e que a quantidade é suficiente, pois chegam até a repetir.

E. M. João Venceslau – Redenção
            Diante das observações feitas percebemos que tudo estava de acordo com as determinações do conselho. Local limpo e organizado, merenda suficiente, cardápio fixado e seguido. Os alunos gostam da merenda servida.

 Creche Maria Augusta de Lima – Redenção
            Observamos que o cardápio estava fixado e de acordo com as merendeiras o mesmo é seguido. A quantidade de merenda é suficiente, inclusive percebemos na dispensa uma grande quantidade de leite, biscoito, muito alho e muita goiaba. As merendeiras também questionaram a qualidade da macaxeira que não cozinha bem e da última vez veio podre. O ambiente da cozinha estava limpo e as merendeiras não usavam a toca. De acordo com as professoras, a merenda servida é bem aceita pelos alunos e que todos os dias são servidas duas vezes, o desjejum e o lanche normal.
           
Observações: Na maioria das escolas visitadas houve reclamações sobre a qualidade das verduras que na última semana vieram podres, assim como a macaxeira que também chegou estragada, e quando vem boa, não cozinha bem ficando dura e amarelada após cozida. Observou-se também que poucas merendeiras usavam as tôcas, mas as que não estavam usando se comprometeram a comprar.


Conselheiros:
Marcos Fábio de Paiva Marreiro – Presidente do CAE
Severino Rodrigues de Lima – Representante dos professores
Anny Isabelly Pereira Silva – Nutricionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário