quarta-feira, 26 de agosto de 2015

CAE em parceria com a coordenação de merenda escolar do município realiza capacitação em boas práticas de manipulação de alimentos.

Na tarde de ontem, 25 de agosto de 2015, foi realizada uma capacitação em boas práticas para os fornecedores do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), ministrado pela Nutricionista RT-Anny Isabelly (CRN6-13891), com o objetivo de ampliar o conhecimento daqueles, para uma melhor qualidade dos alimentos fornecidos, podendo assim incentivar a agricultura familiar e promover o acesso à alimentação saudável.
Foi mostrado o trabalho realizado pela nutricionista nas 16 escolas municipais, onde é distribuído todos esses produtos fornecidos e seus respectivos cardápios por ela elaborados. Em seguida foram abordados os seguintes temas:
-Manipulação correta de alimentos
-Contaminação (contaminação cruzada, DTAs...)
-Micróbios (fontes mais comuns)
-Como deve ser o local de manipulação
-Higiene pessoal do manipulador de alimentos
-Exigências da vigilância sanitária
-Como deve ser feito a supervisão e quem pode fazê-la
-Esclarecimentos e dúvidas.

Por fim, relatou-se a responsabilidade de fornecer alimentos para aproximadamente 4000 alunos (entre crianças e adolescentes) da rede municipal, onde o cuidado deve ser redobrado tendo em vista que é uma quantidade considerável de refeições produzidas diariamente. Com isso, esperamos ter esclarecido e passado para tais fornecedores algumas informações importantes que vêm somar com o trabalho que eles já vêm desenvolvendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário