segunda-feira, 10 de agosto de 2015

RELATORIO SEMESTRE 2015

O Conselho de Alimentação Escolar (CAE) de Santo Antônio/RN existe para fiscalizar os recursos federais destinados à merenda escolar e garantir as boas práticas sanitárias e de higiene dos alimentos nas instituições de ensino.
Composto de representantes da sociedade civil, de trabalhadores da Educação, de pais e alunos, cabe ao órgão analisar uma série de ações, que incluem desde a produção dos alimentos até a prestação de contas dos gastos relacionados ao assunto. Também é tarefa do CAE emitir um parecer anual sobre o uso desses recursos pela rede de ensino – trabalho que exige precisão, já que é com base nesse relatório que será determinada a continuidade ou a interrupção dos repasses do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para alimentação escolar.

Neste sentido, o Conselho de Alimentação Escolar de Santo Antônio no ano de 2015, realizou visitas às Escolas e ao Almoxarifado Central, conhecendo as cozinhas, as dispensas, os refeitórios para avaliar o gerenciamento de estoque, o cardápio, a higiene na preparação da merenda e o fornecimento da mesma. O trabalho in loco permitiu que os conselheiros questionassem os alunos se estão satisfeitos com a merenda e observassem outras falhas que possam vir a prejudicar o bom fornecimento da Merenda Escolar.
Este Colegiado analisou mensalmente os cardápios elaborados pelas Nutricionistas da Secretaria Municipal de Educação, verificando se os alimentos comprados estão sendo utilizados no preparo da refeição. Complementarmente, conferiu nas visitas feitas o cumprimento do cardápio nas Escolas.
O CAE agiu também, para o cumprimento da Lei de Alimentação Escolar no que diz respeito, por exemplo, ao investimento de 30% da verba federal na aquisição de produtos da agricultura familiar, visando estimular a alimentação saudável e promover o crescimento da Economia Local.
Elaborou e emitiu parecer ao FNDE sobre recursos do PNAE, após verificar o relatório anual enviado pela Secretaria Municipal de Educação, onde detalham os gastos com a merenda por meio de extratos bancários, débitos e despesas e as notas fiscais, verificando se estão sendo gastos conforme a lei.
O Colegiado também tornou pública a sua atuação emitindo Comunicados às Escolas, referente ao cuidado com a qualidade dos alimentos que são oferecidos aos alunos, respeitando o prazo de validade dos gêneros alimentícios, orientando -os sobre o armazenamento dos mesmos.
Acompanhou e monitorou a aquisição dos produtos adquiridos nas licitações e a aplicação dos recursos transferidos a conta do PNAE.
Atendeu as denúncias feitas junto a entidade com base na democracia de ir e vir onde buscando atuar no que se diz as diretrizes do CAE onde de acordo com as leis do PNAE procurando sempre cumprir com os deveres , visitando a Unidade e buscando medidas para solucionar os problemas.

AÇÃO
PERÍODO
ACOMPONHOU LICITAÇÕES
VISITA AS ESCOLAS E ALMOXARIFADO CENTRAL
ABRIL,MAIL
ATENDEU DENUNCIAS
EMITIU COMUNICADOS AS ESCOLAS
EMITIU PARECER AO FNDE SOBRE PNAE
FISCALIZOU OS GASTOS
MARÇO,ABRIL,MAIL,JUNHO,JULHO,AGOSTO
ANALISOU CARDÁPIOS DA MERENDA ESCOLAR
SEMESTRALMENTE
ANALISE ORÇAMENTARIO DOS PRODUTOS DA MERENDA ESCOLAR
REALIZOU CAPACITAÇÃO DOS CONSELHEIROS DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR

Por ser verdade, firmo o presente.



CONSELHEIROS PRESENTES

1.                                                                                                                                           
2.                                                                                                                                           
3.                                                                                                                                           
4.                                                                                                                                           
5.                                                                                                                                           
6.                                                                                                                                           
7.                                                                                                                                           



MARCOS FABIO DE PAIVA MARREIRO

PRESIDENTE DO CAE

Nenhum comentário:

Postar um comentário